Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PF faz operação para prender acusados de desviar dinheiro da Petrobras

agentes-da-policia-federal-operacao-politeiaA Polícia Federal cumpre hoje (17) quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, contra suspeitos de desviar dinheiro de contratos da Petrobras com a empresa SBM Offshore, que aluga plataformas e sondas. De acordo com a PF, desde 1997, os acusados usavam o dinheiro desviado para pagar propinas.
A operação, chamada Sangue Negro, foi desencadeada mesmo antes da Operação Lava Jato, mas alguns dos alvos da ação de hoje também são investigados pela Lava Jato. Dois dos mandados de prisão, por exemplo, são de pessoas que já estão presas em Curitiba. Mandados também estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis (RJ).
As buscas ocorrem nas casas dos investigados e em uma empresa do ramo de prospecção de petróleo. Os acusados respondem por crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas, desvio de recursos públicos lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Segundo nota divulgada pelo Ministério Público Federal, os procuradores da República Renato Oliveira e Leonardo Cardoso de Freitas denunciaram à Justiça 12 pessoas, acusadas de participar do esquema.

Choveu em várias cidades da região Oeste do RN nesta quarta

A chuva também chegou com muita intensidade em várias cidades do Oeste potiguar. Pelo Seridó passou apenas uma neblina rápida pelo município de Jucurutu. Nesta quinta-feira (17) o céu está nublado em Caicó e outros municípios que segundo a meteorologia promete muita chuva para os próximos dias.
Campo Grande


Macau
Triunfo Potiguar

Triunfo Potiguar

Prefeitura de Jardim de Piranhas injeta na economia mais de R$ 1 milhão, e quer iludir com avanços que não existem.

Robson Pires - A administração do prefeito Elídio Queiroz vem cumprindo à risca o pagamento do funcionalismo movimentando assim a economia do município de Jardim de Piranhas. Neste sábado (19), será pago o 13º salário do funcionalismo injetando mais de R$ 1 milhão no comércio, já que as pessoas aproveitarão o benefício para pagar dívidas ou fazer compras.
“Em meio a crise que se instalou nos diversos municípios potiguares, graças a Deus nossa administração tem se empenhado bastante para garantir o salário do nosso funcionalismo. Além disso, não temos medido esforços para melhorar cada vez mais a nossa educação, saúde e tantas outras melhorias que o cidadão jardinense tem de saldo positivo da nossa gestão. Tudo fruto de um trabalho honesto e pensando no bem coletivo da nossa população”, disse Elídio. 
DO BLOG - Como o prefeito Elídio Queiroz (PSD) vem a público dizer que a educação, saúde e outras melhorias está com saldo positivo no município pois, na rede pública de ensino os alunos finalizaram o ano letivo sem merenda escolar de qualidade só com (bolacha e pão seco e suco), na saúde além de falta de medicamentos, médicos e alguns maus atendimentos, só da semana passada pra cá faltou médicos na Unidade Mista da cidade cerca de 4 vezes, além de várias reclamações de pacientes não serem atendidos. Além das diversas obras inacabadas como: calçamentos, cobertura da quadra do Walfredo Gurgel, posto de saúde bairro São José, sec. de Meio Ambiente, reforma do mercado e açougue municipal, galpão da feira livre dentre outros, sem nem se quer dar satisfação a população pra onde está indo o dinheiro público, como já foi comprovado na lista dos municípios com relação a transparência, onde o município ficou em último colocado dentre os do seridó.
E onde se encaixa na realidade do município o que diz o prefeito Elídio Queiroz sobre: "os frutos de um trabalho honesto e pensando no bem coletivo da nossa população?"

Seridoense João Maria Cavalcanti assume superintendência do Ibama/RN

 
Mudança na superintendência do IBAMA no Rio Grande do Norte. Alvamar Queiroz deixa o posto e quem assume é o engenheiro seridoense João Maria Cavalcanti, até pouco tempo diretor da CBTU em Natal. Os dois são indicações da senadora Fatima Bezerra.

“Administrando com boas intenções é muito fácil economizar”, diz presidente do Legislativo de Serra Negra do Norte

47675450Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quinta-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Serra Negra do Norte, Jarbas Farias explicou como ter feito para economizar em despesas, durante o ano de 2015 a quantia de quase 100 mil reais. Grande parte deste recurso, após pagar 13º salário e outros direitos dos servidores da Casa, será devolvida ao Município com a garantia do prefeito de que será todo investido na perfuração de dezenas de poços na Zona Rural.
A economia, de acordo com Jarbas já tinha destinação certa, e prometida inclusive durante sua eleição à presidência da Mesa-Diretora. Ele explica que um dos anseios dos vereadores é pela ampliação da estrutura física da Câmara, que por ser pequena não comporta a demanda dos trabalhos, e muitos menos acomodar a população durante grandes eventos.
Fui eleito com a promessa de economizar e construirmos um primeiro andar, mas diante do atual momento de longa estiagem, isso não seria a prioridade. Decidimos e tivemos o apoio de todos os meus colegas de destinarmos essa economia à perfuração de poços. O prefeito é aliado do governador e conseguiu uma maquina perfuratriz com o Governo e esses pouco mais de 80 mil reais dará tranquilo para perfurarmos quase 30 poços”, explicou.
Jarbas, na entrevista disse não ter tido dificuldades em economizar. “Administrando com boas intenções é muito fácil. Ao entrar na presidência cortei todos os gastos desnecessários. Tinha mototaxista à disposição, tínhamos telefone celular à disposição, cortei todos já que cada vereador tem seu plano pessoal. Alguns funcionários que não eram necessários foram cortados. Consegui administrar um ano sem sacar nenhuma diária na Câmara, fiz todas as viagens usando meu salário, já que o presidente tem um salário maior que os demais, e entendo ser para usar nas necessidades da presidência, sem precisar sacar diárias. No mês de setembro eu já tinha em caixa um valor maior que o repasse da prefeitura”, explicou.
E a economia feita durante sua gestão, na opinião de Jarbas deveria ser exemplo para todas as Câmaras Municipais do Seridó. Ele reconhece que seu exemplo, de tão nobre e raro na politica brasileira, acaba despertando a atenção das pessoas. “Quando as pessoas visitam nossa Casa e vê a prestação de contas no quadro da entrada, o saldo e em que está sendo investido, recebemos os parabéns. muitos tem orgulho em querer conhecer um presidente da Câmara tão honesto e econômico com o dinheiro público”, finalizou.

Desembargador determina desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

Do UOL – O desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou na tarde desta quinta-feira (17) o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. Segundo o TJ, serão expedidos ofícios aos provedores com a determinação.
“Em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa [em fornecer informações à Justiça]”, declarou o magistrado. Ele destacou, ainda, que “é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”. O julgamento do mérito será analisado pela 11ª Câmara Criminal. A data ainda não foi informada.

Servidores do ITEP decidem encerrar greve

Os servidores o ITEP se reuniram em assembleia, no final da manhã desta quinta-feira (17), e decidiram pelo fim da greve que havia sido deflagrada na segunda-feira passada (14). De acordo com a categoria, como o Governo do Estado se comprometeu em não enviar a minuta do Estatuto do ITEP para a Assembleia Legislativa e como o governador Robinson Faria garantiu que irá realizar nova negociação, a greve foi encerrada.
“A categoria havia deflagrado a greve pois o Governo do Estado queria enviar uma minuta altamente prejudicial aos trabalhadores, excluindo cerca de 500 servidores dos quadros do ITEP. Então, sem saída, a categoria se viu obrigada a parar. Inclusive, na tarde desta quarta-feira, o Governo confirmou que o envio iria ser feito. Se isso acontecesse, os servidores teriam prejuízos irreparáveis para suas vidas e, sem serem recebidos pelo governador para demonstrar esse desespero e barrar o envio da mensagem, chegaram ao extremo de parar 100% por algumas horas”, explica Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.
A paralisação de 100% foi realizada do início da noite até a meia noite e, a partir deste horário, os servidores voltaram a cumprir os 30%. Somente com isso, o governador se comprometeu em não mais enviar a minuta até que se chegue a um entendimento com o SINPOL-RN. No final da manhã desta quinta-feira, a categoria votou e a maioria entendeu que a greve geral deveria ser encerrada.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Janot pede afastamento de Eduardo Cunha

BRASÍLIA- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou na noite seta quarta-feira, 16, ao Supremo Tribunal Federal o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de deputado federal e, consequentemente, das funções na Presidência da Casa. O pedido foi protocolado há cerca de 20 minutos no gabinete do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte, e deve ser analisado em plenário pelos 11 ministros do Tribunal.
Janot lista uma série de eventos que indicam suposta práticas de "vários crimes de natureza grave" com uso do cargo a favor do deputado, integração de organização criminosa e tentativa de obstrução das investigações criminais.
"O Eduardo Cunha tem adotado, há muito, posicionamentos absolutamente incompatíveis com o devido processo legal, valendo-se de sua prerrogativa de Presidente da Câmara dos Deputados unicamente com o propósito de autoproteção mediante ações espúrias para evitar a apuração de sua condutas, tanto na esfera penal como na esfera política", escreveu Janot na peça de 183 páginas. De acordo com o procurador-geral, o objetivo da medida é garantir a ordem pública para evitar nova prática de crimes e o "regular andamento da instrução e aplicação da lei penal".
Janot cita que o afastamento nem chega a ser a medida mais grave que poderia ser adotada - que seria pedido de prisão preventiva. Segundo a Procuradoria, as ações de Cunha para interferir na investigação e no processo de apuração interna no Conselho de Ética da Casa são "evidentes e incontestáveis".
O procurador-geral aponta, por exemplo, uso da atividade parlamentar para fins ilícitos, como a venda de Medidas Provisórias para beneficiar, por exemplo, o banco BTG Pactual, de André Esteves, preso pela Operação Lava Jato em novembro.
"Graves fatos, concretos e recentes, impõem o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados, visto que vem utilizando essa relevante função em benefício próprio e de seu grupo criminoso com a finalidade de obstruir e tumultuar as investigações. Criminais existentes contra si. Para tanto, Eduardo Cunha vem contando com o auxílio de outros parlamentares e também de particulares, sendo certo que o poder conferido pelo cargo de Presidente da Câmara dos Deputados tem sido determinante na páatica dos atos ilícitos a seguir detalhados."
Entre os atos listados por Janot para justificar o pedido de afastamento estão a forma de pressão por requerimentos referentes ao lobista Julio Camargo e grupo Mitsui. Ainda é listado o mesmo procedimento, com auxílio de aliados no Congresso para pressionar o grupo Schahin, a pedido do operador Lúcio Funaro.
Janot lista ainda a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor na CPI da Petrobrás após cliente dela ter delatado suposto pagamento de propina no valor de US$ 5 milhões a Cunha.
O quarto ato listado por Janot consiste na contratação da empresa Kroll pela CPI da Petrobrás. O foco do trabalho, segundo a Procuradoria, não foi auxiliar trabalho da Comissão mas sim "tentar descobrir algo que, numa eventualidade, possa comprometer os acordos de colaboração premiada" formados no âmbito da Lava Jato.
As ameaças ao relator do Conselho de Ética da Petrobrás, deputado Fausto Pinato, que conduzia o processo de cassação contra Cunha também foram alvo da manifestação de Janot, além da oferta de propina ao relator.
Operação Catilinárias. A operação feita ontem pela PF a pedido da PGR ajudou a embasar o pedido do procurador-geral. Entre os elementos recolhidos nas buscas estão, por exemplo, documentos relativos a interesses de Cunha no exterior, como documentos bancários do Julius Baer e do Merril Lynch.
Os investigadores encontraram no bolso do paletó de Cunha e no escritório de sua residência um dos boletins de ocorrência sobre crime de ameaça supostamente praticado contra Pinato.

Os investigadores também acharam na casa de Cunha uma folha impressa com informações sobre a aquisição do campo de Benin pela Petrobrás, operação que teria supostamente gerado pagamento feito em uma das contas encontradas na Suíça.
BEATRIZ BULLA-Estadão

Nome do PSOL a prefeitura de Caicó Dr. Salomão Gurgel, denúncia caos nos postos de saúde da Zona Norte de Caicó

Foto: Marcos Dantas
Foto: Marcos Dantas
Até dinheiro do bolso para fazer melhorias na unidade ele disse ter tirado
A situação nos Postos de Saúde de Caicó tem se agravado a cada dia. Os relatos de profissionais ouvidos pela reportagem do Panorama 95 vão desde falta de estrutura para realizar um bom trabalho, como pagamento sendo realizados com atraso, como é o caso de alguns do processo seletivo que ainda não receberam o mês de novembro. Dr. Salomão Gurgel Pinheiro atende em um dos PSFs da Zona Norte de Caicó, e em entrevista concedida nesta quarta-feira (16) na Rural FM denuncia que teve que tirar dinheiro do bolso para realizar pequenas melhorias na unidade onde trabalha.

Caicó celebra hoje sua emancipação política

Nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, é feriado municipal em Caicó. Data de sua emancipação política. Contam-se várias lendas sobre a origem da cidade, porém todas citam um vaqueiro português que a procura de água para o seu gado durante uma seca, se depara com um touro bravio de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro faz uma promessa à Sant’Ana, onde se conseguisse escapar do touro e encontrar água construiria uma capela em sua homenagem.
Então nesse momento, viu-se que o touro desaparecera e logo o vaqueiro encontrou um poço, onde segundo relatos nunca secaste. Diante disso, o mesmo contaste o relato à amigos, onde então iniciaram a construção da capela, marco inicial do povoamento de Caicó. Por volta da metade do século XVII, com o fim das invasões holandesas, inicia-se o processo de interiorização da Capitania do Rio Grande.
Nessa época, a Coroa Portuguesa começa a conceder porções de terras a particulares, chamadas de sesmarias e eram destinadas a pecuária, uma vez tal atividade não era permitida nas terras do litoral, então destinadas exclusivamente ao plantio de cana-de-açúcar. Essa ideia também agradou a Igreja Católica, Resistência da População Indígena A atitude da Coroa Portuguesa foi interpretada pelos indígenas como uma usurpação.
Então se deu início a uma sangrenta guerra entre os índios Tapuias-Tarairius contra a presença luso-brasileira, esses conflitos ficaram conhecidos como Guerra dos Bárbaros. Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos luso-brasileiros, foi construído a Casa-Forte do Cuó, a mando do Coronel Antônio de Albuquerque Câmara, e posteriormente receberia reforços de Domingos Jorge Velho, bandeirante conhecido por desbaratar o Quilombo dos Palmares.

Vacina contra a dengue será testada em mil voluntários

Manaus é uma das 13 cidades brasileiras onde a vacina contra o vírus da dengue será testada em humanos e, para isso, mil voluntários vão ser selecionados em uma área da capital amazonense, ainda a ser definida, para começar os testes no primeiro semestre de 2016, com duração de cinco anos.
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, que é um centro de referência em pesquisas na área, ficará responsável pela coleta de dados na cidade. A superintendente da instituição, Graça Alecrim, explica como os voluntários serão selecionados.
“Os pesquisadores vão detectar um local onde se tem uma maior densidade do vetor, que é o Aedes aegypit. Daí, vão procurar essas pessoas, conversar com elas dentro de suas residências. Elas farão uma bateria de exames. A gente precisa saber como elas estão, desde o cardiológico até o simples exame de sangue. Elas serão selecionadas e aquelas que quiserem colaborar com a pesquisa tem que assinar um termo de responsabilidade e serão vacinadas”, explicou a pesquisadora.
Serão selecionadas pessoas de dois até 59 anos de idade, sem doenças crônicas. Grávidas não vão poder participar. Esta é a terceira etapa de desenvolvimento da vacina, que é feita com o vírus inativado da dengue. O Instituto Butantã, em São Paulo, está à frente das pesquisas. De acordo com a Graça Alecrim, as etapas anteriores foram satisfatórias e, se comprovada a eficácia em humanos, a vacina vai combater os quatro tipos de vírus da dengue. Os testes iniciais já mostraram que ela não tem eficácia contra o vírus da febre chikungunya e o zika vírus.
A expectativa do Instituto Butantã é que a vacina já esteja disponível para a população em 2017. Além de Manaus, os testes serão feitos em Porto Velho, Boa Vista, Aracaju, Recife, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte e Porto Alegre.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

“É vergonhoso para o País ter a presença da Polícia na residência oficial do Presidente da Câmara”, diz PSOL em nota.

O PSOL divulgou uma nota em que chama de vergonhoso o fato de haver policiais residência oficial do presidente da Câmara , Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na nota, o partido diz aplaudir a ação da PF. O PSOL afirma ainda que Cunha não tem condições de ocupar a Presidência da Câmara.
“O PSOL aplaude a ação de busca e apreensão da Polícia Federal, respaldada legalmente, nas dependências da Câmara dos Deputados e residências dos deputados Eduardo Cunha, Aníbal Gomes, Eduardo da Fonte e Áureo e outros agentes públicos. Que ela vá fundo! É especialmente vergonhoso para o País ter a presença da polícia na residência oficial do presidente da CD, e não para apurar ação de meliantes externos. A permanência de Eduardo Cunha na presidência da CD é uma ofensa à Nação! Em Carta Aberta aos ministros do Supremo Tribunal Federal, os deputados do PSOL e de diversos partidos manifestarão, ainda hoje, esta opinião – expressão de um clamor público que chegou ao seu ápice”, diz a nota.

#ForaCunha: PSOL e mais cinco partidos protocolam Carta Aberta no STFParlamentares do PSOL e de outros cinco partidos (PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB) também entregaram uma Carta Aberta aos ministros do STF. No documento estão elencados fatos que comprovam que o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), na função de presidente da Câmara dos Deputados, agride seguidamente a Constituição Federal, ferindo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, basilares da administração pública.
Os deputados que assinam a carta fazem o apelo para que Cunha seja imediatamente afastado da presidência da Câmara.
Veja na íntegra a carta aqui:http://www.psol50.org.br/2015/12/psol-e-mais-cinco-partidos-protocolam-carta-aberta-ao-stf/

PF faz busca e apreensão na casa e no apartamento de Eduardo Cunha

Presidente da Câmara dos deputados é investigado por suposto recebimento de US$ 5 milhões em propina no esquema de corrupção da Lava Jato

Estadão Conteúdo e Agência Brasil
cunha5.jpg
A Polícia Federal faz nesta terça-feira, 15, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), uma operação de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara Eduardo Cunha, em Brasília, e no apartamento do parlamentar no Rio.

O deputado é acusado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Procuradoria-Geral da República, nas investigações da Operação Lava Jato. A operação da PF tem outros alvos: o ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), o deputado Anibal Gomes (PMDB-CE) e o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado foram alvo de busca e apreensão.

A operação Catilinárias cumpre ao todo 53 mandados de busca e apreensão – na residência dos investigados, endereços funcionais, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos – expedidos pelo STF, referentes a sete processos instaurados a partir de investigações da Lava Jato. Os mandados, expedidos pelo ministro Teori Zavascki, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), em São Paulo (15), no Rio (14), no Pará (6), em Pernambuco (4), em Alagoas (2), no Ceará (2) e no Rio Grande do norte (1).

Três carros da Polícia Federal e sete policiais estavam na frente da residência oficial de Cunha. O perímetro foi isolado.

Eduardo Cunha foi denunciado pelo Ministério Público Federal em agosto. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que acusa Eduardo Cunha de ter recebido propina no valor de ao menos US$ 5 milhões para viabilizar a construção de dois navios-sondas da Petrobras, no período entre junho de 2006 e outubro de 2012.

Celso Pansera foi apontado pelo doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato, como “pau mandado” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O deputado Aníbal Gomes é alvo de quatro inquéritos no STF.  O parlamentar é suspeito de ser ‘interlocutor’ do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que teria usado Anibal Gomes como “interlocutor” dos contatos com a diretoria de Abastecimento da Petrobrás – reduto do PP no esquema de corrupção instalado na estatal.

Hoje, o Conselho de Ética da Câmara pode votar o parecer sobre a representação contra Eduardo Cunha por suposta quebra de decoro parlamentar. O novo relator da representação movida pelo PSOL e pela Rede, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deve se mostrar favorável ao prosseguimento das investigações.

Governo repassa mais de R$ 2,3 milhões para bandas filarmônicas do estado.

O Governo do Estado, através da secretaria estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e RN Sustentável, repassou para associações de 30 municípios potiguares R$ 2.389.950,00 referentes à primeira parcela do convênio para aquisição de 75 instrumentos musicais novos, materiais de consumo e acessórios. As associações foram contempladas no edital de bandas filarmônicas da juventude.
As Associações do município de Lajes, Bodó, Pilões, Coronel João Pessoa, Caiçara do Rio do Vento, Espirito Santo, Passagem, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Lagoa dos Velhos estão aguardando abertura da conta bancária junto ao Banco do Brasil para que os recursos possam ser liberados, o que deve acontecer já nos próximos dias.
A segunda e última parcela do convênio tem valor R$ 10.345,00 referentes ao pagamento de quatro meses dos maestros capacitados e selecionados através do edital de regência para implantação das Bandas Filarmônicas para Juventude e compra de material de TI. De acordo com o edital cada associação recebe ao todo, R$ 90 mil, divido em duas parcelas, essa ação irá beneficiar diretamente 2.237 jovens residentes no interior do Estado.
SERÁ QUE A FILARMÔNICA DE JARDIM DE PIRANHAS FOI UMA DAS CONTEMPLADAS?

Novo alvo de investigação, transposição do Rio São Francisco já custou R$ 9,5 bilhões


transposicaoUma das obras mais emblemáticas do governo petista, a transposição do Rio São Francisco entrou na mira das investigações da Polícia Federal. A obra, que tinha previsão inicial de ficar pronta em 2012, se arrastou ao longo dos anos. Entre 2005 e 2015, R$ 9,5 bilhões foram aplicados. Os dados levantados pelo Contas Abertas são constantes, ou seja, foram atualizados pelo IPCA.
O montante investido na transposição do Rio São Francisco representa 65% dos R$ 14,7 bilhões previstos para o período. Só até novembro deste neste ano, R$ 1,6 bilhão foi desembolsado para a iniciativa, o maior montante da série histórica. A maior parcela dos recursos foi destinada à integração do Rio São Francisco com as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas-Açu e Apodi, no eixo norte da obras: R$ 1,1 bilhão.

Henrique Alves é alvo de nova fase da Operação Lava Jato

henrique-alves
Da Folha de São Paulo – Em mais uma fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (15) mandados de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo), ambos do PMDB. Fábio Cleto, aliado de Cunha que ocupava uma das vice-presidências da Caixa Econômica Federal até a semana passada, também foi alvo de busca, em São Paulo. Ele é um dos principais operadores do presidente da Câmara.
Houve buscas também na na diretoria-geral da Câmara, órgão responsável por fechar contratos e ordenar despesas. A ação da PF ainda atinge o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado como interlocutor do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nos desvios da Petrobras, do senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA), que é investigado no Supremo Tribunal Federal pela Lava Jato, de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, e em endereços ligados ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), em Pernambuco.
Com Cunha, ministros e parlamentares na mira, a operação da PF atingiu em cheio o PMDB. Embora não seja alvo direto de um mandado de busca, o presidente do Senado também é objeto desta operação. Um dos inquéritos investigados nesta fase é o dele. A operação atinge pessoas com foro privilegiado ou ligadas a eles. Em julho, depois de a Polícia Federal ter realizado ações de busca e apreensão na residência de três senadores investigados na Lava Jato, Cunha fez uma provocação ao dizer que a corporação pode ir à sua casa “a hora que quiser”. Na ocasião, questionado sobre o que pensava da ação da PF e se temia que sua casa fosse alvo de uma das operações, Cunha respondeu: “Eu não sei o que eles querem comigo, mas a porta da minha casa está aberta. Vão a hora que quiser. Eu acordo às 6h. Que não cheguem antes das 6h para não me acordar”.

Casas dos congressistas e ministros amanheceram cercadas pela PF

Da Folha – A residência de Eduardo Cunha – ele mora na Península dos Ministros, onde fica a residência oficial da presidência da Câmara– amanheceu cercada por diversas viaturas policiais. O movimento está sendo acompanhado pelo advogado Alexandre de Souza, filho do ex-procurador-geral da República. A ação foi pedida pela Procuradoria-Geral da República e teve aval do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. As casas dos congressistas em Brasília também estão cercadas. Não há, ao menos por ora, prisões na etapa atual da operação, chamada Catilinárias. O nome da operação é referência a uma série de discursos proferidos pelo cônsul romano Cícero por volta de 63 a.C. contra o senador Catilina, acusado de tentar derrubar a República.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chuva aumenta no Nordeste

O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro, às 2h48, pelo horário de Brasília. Nos próximos 15 dias, importantes mudanças no padrão de circulação dos ventos sobre o Brasil vão aumentar as condições em algumas áreas, mas reduzir em outras.
Até o fim da primeira quinzena de dezembro, a presença de uma forte baixa pressão no norte da Argentina gera muitas áreas de instabilidade sobre o Sul o Brasil. Os três estados voltam a ter temporais. A região entre São Paulo e o centro de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro também será favorecida com pancadas de chuva. No extremo norte, a Zona de Convergência Intertropical se aproxima do Brasil com fraca intensidade, mas vai ajudar a espalhar um pouco de umidade sobre o norte do Nordeste. As condições para chuva aumentam.
No começo da segunda quinzena de dezembro, o Norte e o Nordeste devem ser favorecidos com pouco de chuva. Porém, o Sudeste e o Centro-Oeste vão sentir maior influência do sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul que vai reduzir chuva. O calor aumenta. A meteorologista Josélia Pegorim comenta a distribuição da chuva sobre i Brasil nos próximos 15 dias.
Confira no vídeo abaixo:

TSE julga nesta terça-feira recurso de Dilma em julgamento sobre irregularidades na campanha

dilma1Na véspera do julgamento do rito no impeachment no Supremo Tribunal Federal, o Judiciário vai discutir outra ação envolvendo a presidente Dilma Rousseff. O ministro Gilmar Mendes incluiu na pauta desta terça-feira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um recurso proposto pela defesa da presidente contra decisão de investigar a prestação de contas da campanha presidencial de 2014.
Em agosto, Mendes, que é relator das contas da petista no Tribunal, pediu a investigação de suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu Dilma em 2014 em despacho encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF).

Prefeitos recorrem a relator contra corte de 10 bi no Bolsa Família

bolsa familia 2A Frente Nacional de Prefeitos recorreu nesta segunda-feira ao relator do Orçamento, Ricardo Barros (PP-PR), em última tentativa de demovê-lo dos cortes previstos em 10 bilhões de reais no Bolsa Família. A informação é de Vera Magalhães, no Radar Online.
Em documento assinado pelo presidente da entidade, Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e pelo vice-presidente da Cidades com Alta Vulnerabilidade, Sérgio Ribeiro (PT), de Carapicuíba, a FNP demonstra preocupação com a redução no programa e faz um apelo para que o deputado reconsidere sua decisão.
A expectativa é que o texto do relator seja votado às 17h na Comissão Mista de Orçamento. No entendimento dos prefeitos, dois efeitos serão imediatos nas cidades mais pobres: o ressurgimento das filas por cestas básicas e o aumento na demanda por programas de assistência social.

Limpeza do Rio Piranhas já está próxima à Paulista (PB)

A matéria abaixo mostra o avanço da limpeza do Rio Piranhas, que neste domingo (13) já se encontra em Curralinho, Zona Rural à mais ou menos 5 quilômetros de Paulista na Paraíba. Dos 100 quilômetros de rio, da divisa do Rio Grande do Norte até o Açude de Coremas, ainda faltam 70 serem desobstruídos para a conclusão dos trabalhos.
Confira:

Irregularidades nas obras de transposição do São Francisco podem ultrapassar 700 milhões de reais

Do Estadão – O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou entre 2005 e 2013 irregularidades que somam R$ 734 milhões nas obras da transposição. O que inclui, contratos que não foram honrados ou que tem sobrepreço, pagamento duplicado por obras ou pagamento de serviços que não foram executados. Em outubro deste ano, conforme o ministério, 81% da execução física da obra estava concluída, sendo o Eixo Norte com 82,2% e o Eixo Leste com 79,2%.

Brasil cai em ranking de IDH e fica atrás de Sri Lanka

O Brasil caiu uma posição no ranking global do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2014, ano em que a estagnação da economia levou a uma retração da renda por habitante no país.
De um total de 188 países avaliados, o Brasil ficou na 75ª colocação. Em termos absolutos, o índice brasileiro melhorou, mas o país foi superado na classificação por Sri Lanka, que no ano anterior estava empatado na 74ª posição.
Apurado por uma equipe do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o IDH reúne indicadores de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda per capita. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento.

Igreja Católica anuncia reconciliação histórica com o Padre Cícero

Um dia histórico para os fiéis do Padre Cícero Romão Batista. Anunciada a reconciliação da Igreja Católica com o sacerdote cearense que morreu aos 90 anos, em 1934. A divulgação oficial aconteceu na celebração do Jubileu da Misericórdia, na Sé Catedral, em Crato, pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, na manhã de ontem (13). Em seguida, a imagem de um quadro com a imagem do ‘padim’ adentra a igreja pela Porta da Misericórdia, sob os aplausos dos fiéis.

O bispo, durante a celebração, com a presença dos padres da Diocese, leu trechos da carta-mensagem do Papa Francisco, sobre a reconciliação histórica com a memória do sacerdote, em que o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou ter sido redigida por expressa vontade do Papa.
“Pode-se perceber que a memória do Padre Cícero se mantém, no conjunto de boa parte do catolicismo deste País, e, dessa forma, valorizá-la desde um ponto de vista eminentemente pastoral e religioso, como um possível instrumento de evangelização popular”, diz.
O bispo dom Panico afirma que essa a reconciliação da igreja católica olha para o Padre Cícero, não como um suspeito, um Padre como era julgado erroneamente, com maldade. “Mas o Papa, com a autoridade que ele tem, depois dos estudos feitos, e todo o aconselhamento que houve, escutou a voz da misericórdia, e não a voz da divisão”, destaca.
No dia 20 de dezembro haverá uma grande celebração na Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero. Em uma missa campal, às 6 horas, dom Panico irá fazer o anúncio oficial para toda a nação romeira da reconciliação da Igreja Católica com o religioso.